No texto sobre os Estados Unidos deste mês vamos falar de uma das cidades com o maior número de brasileiros na América do Norte. A cidade em questão é Boston, no estado de Massachusetts.
O número de brasileiros morando lá é, realmente, muito alto. Segundo dados do Itamaraty, cerca de 350 mil pessoas deixaram o Brasil e tiveram Boston como destino. Esse número pode ser muito positivo para quem quer ir morar lá, já que, com muitos conterrâneos, a adaptação pode ser mais fácil, pois muitos costumes brasileiros acabam sendo preservados.
Se sentir perto de casa, mesmo estando tão longe, é muito positivo, porém também tem um lado considerado ruim nessa história. O fato de ter muitos brasileiros em Boston pode fazer com que você se acostume a frequentar os lugares onde eles vão, diminuindo, dessa forma, o contato com a língua inglesa, demorando mais tempo para falar inglês fluentemente.
Mas além de abrigar muitos brasileiros, Boston é uma cidade que se destaca pelos fatores históricos e educacionais.
Fundada pelos ingleses, a cidade foi palco de várias revoltas e acabou dando início a guerra pela independência dos Estados Unidos. Então é normal que a história seja preservada, tanto nos costumes (tomar chá ou café lendo o jornal) como nos museus e na arquitetura.
Só que a história é tão preservada em Boston, que não é preciso nem entrar em museu para ter conhecimento de tudo o que a cidade representou. A "Freedom Trail" é uma espécie de trilha para se fazer a pé. Com 4,5 quilômetros, o caminho é demarcado no chão, com uma faixa vermelha, passando por 16 pontos históricos da cidade. O caminho é um tanto quanto inusitado e passa, inclusive, dentro de um restaurante: o "Union Oyster House", que é o restaurante em funcionamento mais antigo dos Estados Unidos.
Como comentado, o fator educacional também é destaque em Boston, que conta com mais de 50 universidades em sua região, entre as quais a "Boston University", o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a famosa Harvard. Além das universidades, também existem grandes bibliotecas na cidade.
O setor de educação certamente contribui para a diversidade étnica de Boston, já que é normal ver jovens de várias partes do mundo que estão na cidade apenas para estudar e aprimorar os seus conhecimentos.
Um outro fator que chama a atenção são os times de esportes da cidade, que estão sempre competindo por títulos nas ligas dos Estados Unidos. Destaque para o "New England Patriots", time de futebol americano, onde joga o astro Tom Brady, que é casado com a modelo brasileira Gisele Bündchen.
Se depois de tudo isso você já se decidiu e quer se mudar para Boston, sua única preocupação deve ser a arrumação das malas. Deixe a sua mudança por nossa conta. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas!