Para quem pensa em se aposentar morando em Sydney, Paris, Buenos Aires ou em qualquer outro local do mundo, é importante entender os requisitos, documentos e pesquisar sobre a tributação.
A aposentadoria no exterior pode variar, dependendo do país de destino, já que cada um possui políticas e programas próprios de previdência social. Mas, claro, existem informações gerais que podem ajudar você a entender como tudo funciona.
Vamos lá? Partiu!
Sistema de previdência social
A primeira coisa a se fazer, é saber se o país que você deseja ir possui um sistema de previdência social e se os estrangeiros têm direito de se inscrever nele. Em alguns casos, podem optar por continuar contribuindo para o sistema do país de origem, mesmo que estejam morando no exterior. E, essa, inclusive, é uma boa estratégia para os que planejam retornar ao país de origem futuramente.
Também é possível que os expatriados tenham direito a receber benefícios de previdência social do país de destino internacional, mas, para isso, é preciso que tenham cumprido os requisitos necessários para se qualificar para esses benefícios. E quais são os requisitos? Idade, tempo de contribuição, renda e outros pontos específicos de cada localidade.
Aqui vai mais uma opção: investir em planos privados de previdência, que podem oferecer benefícios adicionais aos fornecidos pelo país do exterior.
Lembre-se: consulte sempre um especialista em finanças e previdência social para orientações sobre as opções disponíveis, melhores decisões e planejamento financeiro para a aposentadoria.
Quais os documentos necessários?
Abaixo está a lista de documentos que, geralmente, são exigidos. Conforme o país escolhido no exterior, eles podem variar. É importante consultar e verificar o sistema de previdência social!
Documento de Identificação pessoal, como passaporte ou documento de identidade;
Comprovante de residência no país em que a aposentadoria está sendo solicitada;
Comprovantes de renda e tempo de contribuição, como extratos bancários e declarações de imposto de renda;
Certidão de nascimento ou casamento, para comprovar vínculos familiares;
Certificado de óbito do cônjuge, caso seja viúvo(a);
Formulários de solicitação específicos.
Quais os melhores países?
Isso depende de diversos fatores: estilo de vida, preferências pessoais, necessidades de saúde, idioma, clima, custo de vida, entre outros. Alguns países são considerados boas opções para aposentadoria no exterior por uma combinação de fatores favoráveis.
Portugal
Clima agradável, custo de vida acessível, boa qualidade de vida, sistema de saúde de alta qualidade, programas de incentivo ao investimento estrangeiro.
México
Cultura rica, sistema de saúde de qualidade, proximidade com os Estados Unidos.
Espanha
Clima mediterrâneo, altíssima qualidade de vida, sistema de saúde ótimo, história fascinante, acesso fácil a outros países europeus.
Costa Rica
Clima tropical, sistema de saúde excelente, segurança.
Que tal? Já escolheu o seu destino? Contate a Brazil Lines para uma mudança internacional tranquila e sem preocupações!
Komen