Mudar de país com filhos pequenos pode ser um desafio, mas com planejamento e organização, tudo pode ficar muito mais fácil. A experiência de viver no exterior será rica em novos aprendizados e favorecerá o fortalecimento da união familiar, sendo necessário paciência e o desenvolvimento de uma boa percepção desde o momento da decisão da viagem.
A Brazil Lines separou algumas dicas para ajudar você nesse processo.
1. Informe e envolva seus filhos na decisão
Será que a minha família vai se adaptar ao novo país? Antes, pesquise sobre o clima, sistema público de saúde, as instituições de educação e procure envolver a criança na mudança, em cada passo e tópico. Mostre mais sobre a cidade, pense e fale os pontos positivos, explique o motivo pelo qual a mudança será realizada.
É um momento de transmitir tranquilidade aos nossos pequenos, mesmo que a ansiedade esteja presente em você. Planeje junto com a criança, converse. É importante que as crianças se sintam parte disso e vejam como tudo vai funcionar, que sejam pertencentes à mudança.
2. Demonstre segurança e deixe a comunicação sempre aberta
Confiança e segurança sempre! Se os pais expressam otimismo e força, as crianças acreditarão e perceberão isso, já que tudo o que acontece no ambiente, elas tiram como aprendizado. Caso esteja nervoso, com dúvidas, as crianças irão sentir a instabilidade e as mudanças de humor.
Mantenha um diálogo com os jovens pequenos e esclareça os questionamentos existentes, esteja sempre disponível para dar conforto e suporte ao seu filho, para deixá-lo mais imerso no assunto e facilitar o entendimento de possíveis comportamentos futuros e reconhecer os pontos de maior atenção e cuidado nas etapas seguintes da mudança.
3. Pratique o novo idioma com o seu filho
Construa um momento de conexão e aprendizado. Colocar a criança em escolinhas de idioma configura sim uma boa opção, mas não se esqueça de inserir a criança na nova língua com personagens da cultura e geração da mesma, como desenhos animados, músicas e o descobrimento de uma cultura voltada a esse idioma. Mostre vídeos, livros, e acostumem-se, juntos, a conhecer conteúdos em inglês, por exemplo.
4. Explore as regiões com as crianças
Quando já estiver instalado no seu novo lar, trabalhando, estudando, com os filhos na escola, reserve momentos de qualidade, horas para descobrir coisas da cidade juntos, turistar, fazer programas que as crianças se sintam à vontade e gostem de fazer. Frequente restaurantes, parquinhos, lojas, ou seja, insira a criança na rotina. É uma ótima oportunidade de integrá-la à nova realidade.
5. Respeite o tempo de adaptação do seu filho
Cada pessoa e, principalmente, uma criança, possui certo tempo para adaptação. Essa mudança é um grande passo na vida da família e marca o início de um novo lar, de novas escolhas, do começo de algo novo e desconhecido para todos. Por isso, é fundamental entender, respeitar, estando sempre presente e unido aos seus filhos.
E aí, precisando de ajuda com a sua viagem internacional? Acesse o site da Brazil Lines.
Kommentare