O Senso de Utilização é o primeiro senso para colocar o nosso trabalho em ordem e começar a mudar alguns hábitos.
É saber o que é útil e o que não é útil, o que é necessário e o que é desnecessário.
O Senso de Utilização consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais, informações etc.) segundo critérios de utilidade ou frequência de uso, para depois retirar do ambiente tudo o que não precisa estar ali.
É literalmente se desfazer do que não se tem mais utilizado. Pode ser descarte, venda, doação, jogar fora. O que importa é manter somente aquilo que é necessário e na quantidade certa para uso. Objetos não utilizados há muito tempo devem ser descartados e mantermos por perto só aquilo que terá uso imediato. O que é menos usual, vai para um armário ou estoque comum, para procurar somente quando necessário.
Além disso, é importante avaliarmos atividades, atitudes que são utilizadas no dia a dia e são vistas como desperdício e devem ser evitadas, como:
Produtos e/ou serviços em fila de espera para serem executados.
Estoques além do necessário.
Luzes acesas em ambientes vazios ou muito claros.
Banhos quentes demasiadamente demorados.
Máquinas e equipamentos ligados desnecessariamente.
Jogar no lixo materiais em condições de uso.
Bate papos desnecessários no ambiente de trabalho.
Para facilitar a aplicação deste senso é importante planejar tudo que será feito e engajar todos os envolvidos. A criação de uma lista de verificação é um instrumento que auxilia na prática do senso. Entre os questionamentos da lista podemos citar as seguintes perguntas:
Há objetos desnecessários no local de trabalho?
Há quantidade excessiva de material de expediente (lápis, borracha, caneta etc)?
O Senso de Utilização foi realizado no computador?
As áreas em comum, tais como cozinha, banheiros, vestiários, pátios estão em ordem?
Quando necessário, os colaboradores utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)?
Com o início do Senso de Utilização, começam a surgir os materiais inúteis, que devem ser removidos para uma "área de descarte". Nessa área, todo o seu material deve ser devidamente identificado. A área de descarte não é sinônimo de bagunça. Até porque, nessa área, há muita coisa que pode ser útil para outro setor, por isso o descarte deve estar organizado e os objetos de fácil localização.
Como resultados da aplicação do Senso de Utilização, é possível verificar:
Facilidade nas informações e na procura de objetos.
Diminuição da necessidade de espaço e de estoque de materiais.
Diminuição do desperdício.
Diminuição de custos.
Melhor aproveitamento do tempo e de recursos.
Maior organização.
Aumento da produtividade.
Sim. Implantar este primeiro senso exige planejamento e tempo. Mas, como vimos, os resultados a curto prazo são extremamente importantes para a vida empresarial e para a mudança de estilo de vida que gostaríamos de ter. Planejar e entender o que é fundamental para nossos clientes, está na essência da Brazil Lines.
A Brazil Lines trabalha para oferecer o máximo de comodidade e tranquilidade ao cliente, e garantir total segurança durante o serviço, nossa equipe também segue os fundamentos do 5S em todas as etapas do processo de mudança.
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